E-BOOK

  21 Estratégias de Evangelismo

Quero Baixar AGORA!

 


 

7 ideias criativas para mudar a rotina da EBI

21/07/2015 15:32

   7 ideias criativas para mudar a rotina da EBI

 

A boa didática emprega diferentes meios, listamos para você sete ideias criativas e didáticas que o ajudarão na escola bíblica dominical. As crianças aprendem interagindo, então crie um ambiente agradável onde elas poderão interagir entre si e com o que você preparou. As estratégias didáticas ajudam o educador na tarefa de ensinar e despertam o interesse do aluno, facilitando o aprendizado. Prepare suas aulas com antecedência, o ideal é que isso aconteça em 7 dias, leia pelo menos 3 vezes o texto bíblico, ore, familiarize-se com o tema e prepare as ferramentas que o ajudarão nessa tarefa tão preciosa. Prepare-se para realizar um ministério eficaz.

 

Abaixo listamos sete ideias que o ajudarão a motivar seus alunos e reforçar o aprendizado.

 

1. Ensine a criança a orar

 

Cantinho da oração: Prepare o ambiente para a oração, providencie:

Tapete de oração, Caixa de oração e Folha de pedidos de oração (desenho de: família, amigos, casa, escola, igreja, avós, etc). O aluno marcará o pedido que desejar fazer, fará um desenho de outro, se preferir.

 

 

 A criança que aprende a orar pode desenvolver uma vida de oração e intimidade com Deus.

 

2. Leve a Bíblia para a igreja

 

            A Bíblia é a nossa única fonte de fé e prática, as crianças precisam saber da importância desse livro em nossas vidas. Diga-lhes que Deus fala conosco através de sua palavra e que nela devemos meditar dia e noite.

Bíblia artesanal com maquete (Confeccione uma Bíblia de papelão e recrie a história bíblica juntamente com os alunos. Faça uma exposição das Bíblias confeccionadas por eles, crie o cantinho da leitura para que as crianças possam rever as histórias bíblicas como que em uma biblioteca). No exemplo abaixo as crianças recriaram a passagem bíblica “Eu sou a videira verdadeira” João 15:1-8.

 

        

 

3. Crie o cantinho da história

 

            Contar histórias é uma das melhores formas de ensinar. Os melhores professores contam histórias porque sabem de sua eficácia como ferramenta para atrair a atenção dos alunos e efetivar o aprendizado. Confeccione uma caixa bem bonita que sirva também de decoração. Nela você vai guardar os objetos que servirão para contar as histórias, prepare almofadas para os alunos sentarem, vista uma roupa que tenha algo em comum com a história que vai contar, ensaie (se necessário, faça um curso de contador de histórias) e boa história!

 

Obs. Ao contar uma história na escola bíblica tenha cuidado para não falar coisas do tipo “era uma vez...”. Nunca mencione elementos de contos fantásticos como “fadas, duendes, magia, etc.” Dê preferência a histórias bíblicas ou testemunhos de vida onde fique clara a intervenção de Deus.

 

4. Faça um mural

 

            O mural é um meio de comunicação que pode servir como uma ferramenta educativa. Geralmente o mural utiliza-se de fotografias para informar algo àqueles que o observa, você também pode utilizar esse recurso para recriar uma história bíblica e passar uma mensagem aos seus alunos, uma boa imagem fala mais que várias páginas de um livro.

Faça um mural de presença: Quem está aqui hoje? Use fotos dos alunos e crie um espaço especial para o ajudante do dia. As crianças adoram o título de ajudante e ficarão super empolgadas com suas fotos no quadro.

 

5. Cinema bíblico

 

Esta é uma ferramenta de ensino que irá ajudá-lo a despertar o interesse dos alunos, a imagem e o som levarão o aluno a visualizar as histórias bíblicas. Seja criterioso na escolha do filme, ele deve estar de acordo com o tema da lição e responder aos objetivos didáticos. O cinema bíblico não pode ser apenas diversão, mas uma atividade educativa. Crie um espaço para o cinema bíblico, decore-o e convide seus pupilos. Hoje você pode adquirir diversos filmes bíblicos no youtube, são filmes gratuitos e de ótima qualidade, aproveite esta facilidade.

 

6. Decore a sala

 

            A decoração é uma excelente forma para despertar a curiosidade e prender a atenção dos alunos. Prepare sua sala, decore bem bonito, personalize de acordo com o tema da aula do dia. Seja criativo, comece a decoração pela porta, por fora da sala, para que aluno já comece a se familiarizar com o tema antes de entrar na sala.

            Já pensou em convidar seus alunos a entrarem na arca de Noé? Decore a sala por fora de modo que a porta da sala seja a porta da arca, deixe uma pessoa na porta como recepcionista, dê a cada criança uma máscara de um animal e um bichinho de pelúcia ou plástico, para que entrem os animais de dois em dois.

Muito bom não é mesmo? Seja criativo! Podemos aplicar esta ideia em várias histórias bíblicas.

 

7. Jogos bíblicos

 

            Sabemos que o processo de aprendizagem através de jogos e dinâmicas resulta mais fácil e eficaz, pois a criança aprende brincando. Com a educação bíblica não é diferente, ensinar lições bíblicas através de jogos é um método prático que causa muito entusiasmo aos alunos. Além das várias habilidades que a criança desenvolve enquanto joga, ela pode também conhecer a Bíblia jogando.

 

Hoje em dia há uma infinidade de jogos bíblicos que podem ser utilizados na escola bíblica dominical, você poderá adquiri-los na internet, em livros, livrarias evangélicas, ou até mesmo criá-los, use sua criatividade.

 

Providencie jogos bíblicos: quebra-cabeça, jogo da memória, pescaria, jogo de dados, dinâmicas de grupo, etc. Aplique-os em suas aulas e deixe seus alunos vivenciar novas experiências.

 

Bem, essas foram as 7 dicas que separei para você, espero que sejam uma benção em sua ministério. Capacite-se para servir ao Senhor com excelência, faça um curso de Formação de Professores e Líderes Para o Ministério Infantil,  cresça na graça e no conhecimento de Jesus para realizar a obra, na igreja local, com o ministério infantil. Jesus o abençoe!